Cultura
Selo é lançado em homenagem a Xico Stockinger
A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, participou nesta terça-feira do lançamento do selo comemorativo ao centenário de nascimento do escultor Xico Stockinger
A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, participou nesta terça-feira (21/5) do lançamento do selo comemorativo ao centenário de nascimento do escultor Xico Stockinger. O evento ocorreu na Pinacoteca Aldo Locatelli, na prefeitura de Porto Alegre. Considerado um dos principais escultores modernos do Brasil, ele também foi gravador, fotógrafo, chargista, artista gráfico, professor e gestor cultural.
A Associação dos Escultores do Rio Grande do Sul (AEERGS) desenvolveu o selo, a pedido do Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi), para marcar as atividades do centenário, que será celebrado de agosto deste ano a agosto de 2020. A Secretaria de Estado da Cultura e a Secretaria de Cultura de Porto Alegre desenvolverão uma programação em conjunto para dar visibilidade à obra daquele que é considerado um dos maiores artistas do Rio Grande do Sul.
Franz Alexander Stockinger nasceu em 7 de agosto de 1919 na Áustria e se mudou ainda criança para o Brasil. Em 1954, passou a morar na capital gaúcha, onde permaneceu até falecer, em 12 de abril de 2009, aos 89 anos. A Lei 14.129/2015 instituiu que 7 de agosto é o Dia do Escultor, em homenagem a Xico Stockinger.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário